quarta-feira, agosto 30, 2006

EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DO MAC


Clique e amplie para ler a figura.

Em homenagem aos 10 anos do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, a partir do dia 1º de setembro (sexta-feira), o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Arte Ação Ambiental - Alegria em Forma de Arte". A mostra traz, através de registro fotográfico e audiovisual, oficinas, intervenções artísticas e apresentação de trabalhos, as experiências traçadas pelos projetos educativos e culturais promovidos pelo museu. Durante a abertura, que acontece às 19 horas, haverá a apresentação da oficina de Educação Musical "Sonorizar" e o lançamento do terceiro número do Jornal O Palaciano.
A abertura também contará com uma demonstração de grafite, a apreciação dos produtos desenvolvidos pelas oficinas de jogos neoconcretos, de papéis artísticos artesanais (que terá uma intervenção de artistas convidados), de grafite e de educação musical básica, além do lançamento do Jornal O Palaciano, desenvolvido pela oficina de jornalismo comunitário.
A exposição, que poderá ser visitada até o dia 17 de setembro, é uma homenagem ao MAC, que ao longo dos seus 10 anos desenvolve ações educativas em comunidades vizinhas e tem, junto aos jovens da comunidade do Morro do Palácio, sua maior expressão. Durante a mostra, serão apresentados os trabalhos realizados pelas oficinas de reciclagem de papel, chamada de Papéis Artísticos Artesanais, de texto, de educação musical básica e confecção de instrumentos, de desenho e grafite, de jogos neoconcretos e da oficina de jornalismo comunitário.

Esse trabalho extra-muros surgiu da preocupação do museu em ampliar sua atuação junto a diferentes grupos sociais. O maior objetivo é possibilitar, aos jovens da comunidade, profissionalização, educação artística e educação ambiental. A comunidade do Palácio foi escolhida para ser a primeira a receber o projeto devido a proximidade com o MAC, e receberá o primeiro módulo de ações comunitárias, patrocinado pelo Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo a coordenação do projeto, o objetivo é criar uma rede de "MACs" - Módulos de Ação Comunitária - voltada para a integração social, produção e a geração de caminhos alternativos para a sustentabilidade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home